A Terra das Cachoeiras Gigantes

0
Prudentópolis - Terra das Cachoeiras.
Prudentópolis – Terra das Cachoeiras.

 

Tem para todos os gostos, grandes, pequenas, acesso fácil e os que exigem coragem e fôlego. A cidade de Prudentópolis, localizada no Centro-Sul do Paraná abriga mais de 100 cachoeiras, entre elas a maior do sul do país, o Salto São Francisco.

Salto São Francisco - Prudentópolis - PR
Salto São Francisco – Prudentópolis – PR

 

Ele tem 196 metros de altura, equivalente a um prédio de 60 andares. A aventura começa no acesso ao gigante, é preciso atravessar parte da Serra da Esperança, 60 quilômetros de Prudentópolis. São 14 km de asfalto e 46 km de estrada de chão. Mas não há dúvidas que o esforço vale a pena.

Mas a região das cachoeiras não se resume ao São Francisco, há lugares belíssimos com acessos mais fáceis, como é o caso do Salto Manduri. Fica a apenas 12 quilômetros de centro da cidade, no Recanto Rickli. São oito quilômetros de asfalto e o restante de estrada de chão. Chegando lá você encontra uma cachoeira de 100 metros de cumprimento e 34 metros de altura.

 

Salto Manduri - Prudentópolis-PR (fonte: Portal das Cachoeiras)
Salto Manduri – Prudentópolis-PR (foto: Portal das Cachoeiras)

 

E quem chegou até o Manduri, vale andar mais um quilômetro até o Salto Barão do Rio Branco. São 64 metros de queda livre com o maior volume de água entre todas as cachoeiras da região. Mas para ter a visão completa do espetáculo é preciso descer 400 degraus de escada, mas vale o cansaço.

 

400 degraus de escada de ferro.
400 degraus de escada de ferro.
Salto Barão de Rio Branco - Prudentópolis-PR
Salto Barão de Rio Branco – Prudentópolis-PR

 

Vale a pena uma pesquisa para saber qual o roteiro mais interessante para cada visitante, todas as informações você encontra na Casa da Cultura de Prudentópolis (42)39081077.

Dicas para ir Bem na Estrada: Use roupas leves, não esqueça protetor solar, repelente e água.

 

Deixar uma Resposta